sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Frutuoso Gomes, os celulares e o progresso.

Frutuoso Gomes, pequena cidade com pouco mais de 4 mil habitantes, localizada no interior do Rio Grande do Norte, vivenciou um fato histórico durante essa semana.
O local, onde antigamente, podia se dormir com as portas abertas, vem enfrentando uma onda de violência nos últimos anos (sinal de progresso, afinal, toda cidade grande que se preze tem essas características), mas nada muito explícito, casos de roubos de porcos e galinhas, furtos, e coisas assim.
Claro que também têm as desavenças entre famílias e grupos, o que acaba gerando uma onda de combates ameaças e até assassinatos. Mas isso, bom, isso é bem interiorano.
De fato, em Frutuoso Gomes, até pouco tempo atrás, se você não mexesse com ninguém, não se metesse a besta com moça de família, não tivesse inimigos, nem opinião política opositora, podia sim viver em paz.
Até que chegou um tal progresso ao lugar e trouxe com ele dois avanços: tecnologia e violência de cidade grande.
O celular, mais popular que pão com ovo, veio chegar a região há pouco tempo, cerca de 1 ano e meio mais ou menos. E celular na mão de gente nas ruas atrai o quê?
Se você disse namoro, você errou e certamente nunca morou numa cidade grande.
Se você respondeu sorte, também errou, nunca morou numa cidade grande e certamente é um daqueles tipinhos supersticiosos.
Agora se você respondeu ‘pila’,’ vagaba’, marginal, assaltante, bandido ou coisa do tipo, você realmente entende de assuntos de cidades grandes.
Em frutuoso Gomes foi possível viver em paz com os celulares... Foi!
Essa semana a cidade que até então só tinha visto violência explícita na zona urbana em ano eleitoral, presenciou seu primeiro Assalto a mão armada. E o que levaram?
Um celular!
(e um monte de outras coisas também que não cabe citar aqui).
Agora, com status de cidade grande, Frutuoso Gomes caminha rumo ao progresso de diversas outras cidades do nosso país.


Aonde vamos parar? Se nem no lugar onde se costumava andar tranquilamente a qualquer hora do dia ou da noite é possível ter paz hoje em dia, aonde vamos encontrá-la? 


Isso é Brasil. Isso Progresso? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário